FST 2012: SEMINÁRIO DA UBES DEFENDEU ENSINO TÉCNICO PARA DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

O Seminário de Educação da UBES foi um dos responsáveis a reunir estudantes de todos os estados do país para fortalecer as discussões sobre ensino técnico e meio ambiente durante o Fórum Social Temático 2012, em Porto Alegre.  Discutindo suas pautas junto aos outros movimentos sociais que comporam o evento, o último debate aconteceu na sexta-feira (27), recebendo cerca de 200 estudantes e diferentes representantes de movimentos ligados à educação e meio ambiente.

Com o tema “ENSINO TÉCNICO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL”, jovens de diversas regiões contaram suas experiências nos institutos federais em que estudam, traçando uma visão nacional de como caminha esta área da educação. Os secundaristas colocaram em debate as novas diretrizes da estrutura curricular e tecnológica, para que neste momento em que o ensino técnico se expande, o setor seja favorável ao desenvolvimento e a sustentabilidade no Brasil.

ENSINO TÉCNICO: MOLA PROPULSORA PARA UM PAÍS SOBERANO
Acompanhando o tema do Fórum, “Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental”, a juventude colocou em debate a importância do ensino técnico para garantir a soberania nacional e tornar o país menos vulnerável às crises globais que atingem as grandes economias do mundo. Investimento em programas como Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC) foi um dos temas de destaque no Seminário, para que o Brasil permita à juventude, cada dia mais presente nas feiras científicas e ramos de especialização técnica, participar ainda mais e ter acesso à tecnologia brasileira.

Além da pressão social feita pela UBES e todo movimento estudantil pela liberação de 3 milhões de bolsas para o PRONATEC, o debate que teve a presença do coordenador da Secretaria de Meio Ambiente, Mauricio Scherer, debateu a evidente necessidade da formação de mão de obra qualificada, como aponta o diretor de comunicação da UBES, Rarikan Heven.

“O Brasil precisa formar profissionais que ocupem os espaços de diversos setores como metalúrgicas, Pré-Sal, eventos que sediaremos como a Copa do Mundo, olimpíadas e demais áreas que precisam atender às necessidades do povo brasileiro. Essas são metas que serão garantidas através do acesso e aprimoramento do ensino técnico, gerando emprego e desenvolvendo o nosso país”, afirma.

O debate avançou ainda mais com o depoimento dos estudantes que não encontram cursos nos institutos federais e acabam tendo como única opção o ensino privado. Segundo Rarikan, a paticipação da UBES no conselho gestor do sistema “S”( entidades Sesi, Senai, Sesc e Senac), levando ainda mais a população representada pelo movimento estudantil a se apropriar das ferramentas ofercidas.

“É preciso levar o debate aos institutos federais para que a escolha dos cursos seja debatida democraticamente, atendendo a demanda dos cursos em cada região, o real interesse dos estudantes e o atendimento adequado às necessidades de cada estado”, concluiu.

MEIO AMBIENTE É PAUTA PARA ESCOLA
O Seminário também discutiu o Código Florestal e a necessidade de levar o debate sobre meio ambiente para dentro das escolas, incluindo as pautas na grade curricular da educação básica, para que os profissionais do futuro tenham em sua formação a consciência ambiental, e o conhecimento para garantir ao país um desenvolvimento sustentável. É necessário estar em discussão nas salas de aula o conhecimentos sobre o Pré-Sal, a biopirataria entre outros bens naturais que a juventude precisa se apropriar, cada dia mais.

Com o Seminário preparativo para Encontro Nacional das Escolas Técnicas (ENET) da UBES que acontece no meio deste ano, os estudantes do movimento secundarista brasileiro saem com o debate fortalecido para as próximas atividades. Confira também o debate anterior durante o Fórum, com o tema “EDUCAÇÃO TEM QUE SER 10 – POR UM PNE A SERVIÇO DO BRASIL”  que também colocou nos centro das discussões o Novo Plano Nacional de Educação (PNE) e o investimento de 10% do PIB para educação.

Fonte:Ubes comunica

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 01/02/2012, em Noticias e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: