Alunos e professores juntos contra direção de escola

Alunos,professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Médio Otávio Terceirode Farias, direção do colégio no Bairro José Walter, em Fortaleza, se unirampara pedir por democracia na instituição. Eles alegam que estão sendoperseguidos e sofrem com o autoritarismo da
Apósmanifestação realizada na última semana, quando todos se reuniram para dar umabraço simbólico na escola, a Secretaria de Educação do Estado mandou uminterventor e exonerou o diretor do colégio. O objetivo da manifestação agora égarantir a eleição direta que deverá compor a nova direção.
Brenna Carvalho, presidente daAssociação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), comemora aconquista do movimento.“Presenciamos o êxito de uma luta travada peloestudantes da escola com o objetivo da retirada do núcleo gestor que agia compostura autoritária não só com os alunos, mas com todos os que estão dia-a-diana escola. Vimos que a luta não termina até que toda a demanda seja atendida.Tentaram derrubar o movimento, mas os estudantes negaram e foram até aconquista! Essa vitória reafirmou que o movimento estudantil secundarista noCeará está vivo como sempre esteve”, ratificou.
ENTENDA OCASO
Na última semana estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual deEnsino Médio Otávio Terceiro de Farias fizeram uma manifestação contra a atualdireção da escola. Eles denunciaram postura autoritária e perseguição dosgestores. Os alunos se amordaçam e se ajoelharam diante da escola. Juntos,abraçaram simbolicamente o prédio da instituição.
Os alunos colheram mais de 500assinaturas pedindo mudança na direção da escola, e entregaram à Secretaria deEducação que, junto com a Superintendência de Escolas Estadual de Fortaleza,está acompanhando o caso.
ENTIDADESAPOIAM INICIATIVA
Após a repercussão da manifestação dos alunos, entidades ligadas ao movimentoestudantil divulgaram nota de apoio à iniciativa. O documento reforça aimportância da educação de qualidade e o protagonismo do movimento estudantildiante questões relevantes. Leia a seguir a íntegra da nota:
PorDemocracia e respeito nas escolas!
Nota de apoio aos Estudantes da EEM Otávio Terceiro de Farias
“Vamos fazer nosso dever decasa
E aí então, vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis…”
(Legião Urbana)
A escola pública deve ser umespaço agradável, livre de preconceitos e, acima de tudo, democrático. Mas nãoé esta a realidade encontrada em muitos ambientes escolares no Ceará e noBrasil inteiro. Ao entrar em diversas escolas nos deparamos com situações quefazem do ambiente, ao invés de um espaço de transformação e aprendizado, ummero espelho da realidade social na qual infelizmente vivemos. Vemos prédioscheios de grades que mais se parecem com prisões, estudantes tratados comopresidiários cercados por “regras disciplinares” e gestores, que mais parecemcarcereiros, abusando de autoritarismo com seus “subordinados”.
Apesar disso tudo, sabemos quenas salas de aula existem muitos professores comprometidos de fato com aeducação e muitos estudantes ansiosos por conhecimento que não se conformam comesta realidade e agem na tentativa de modificá-la. É isto que tem acontecido naEEM Professor Otávio Terceiro de Farias, onde estudantes mobilizaram-se emdefesa da democracia na escola e contra um núcleo gestor desrespeitoso eautoritário. Os estudantes foram às ruas e, durante vários dias, ficaram foradas salas de aula em protesto contra a postura do núcleo gestor. Mostrando suadeterminação e grande capacidade de mobilização, conquistaram a solidariedadede alguns professores que realmente amam o que fazem e se preocupam com aescola.
Hoje, com o afastamento do núcleogestor e a intervenção da SEDUC e SEFOR, os estudantes dão uma aula deprotagonismo e reafirmam a força do Movimento Estudantil. Este exemplo servepara os estudantes que ainda convivem com ditadores, ao invés de diretores, emvárias escolas no Ceará. Serve também para aqueles gestores que pensam seremdonos das escolas e insistem em reinar com mão-de-ferro.
Seguiremos “derrubando reis”, emprol do Respeito e da Democracia nas escolas!
Grêmio Estudantil W.S

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 06/01/2012, em Noticias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: