Relator faz mudanças e Lei Geral da Copa está perto da aprovação

Mudanças de última hora, por pressão do Executivo, fez com fosse adiada a reunião da Comissão  da Lei Geral da Copa, que votaria o relatório do deputado federal Vicente Cândido (PT-SP). Estava previsto para ser apreciado nesta terça-feira (13), mas por desentendimentos entre o relator, o executivo, deputados e a própria Federação Internacional de Futebol Associação (Fifa), ficou marcada a princípio para a próxima quinta-feira (15)
DO VERMELHO
A polêmica que tem sido mais comentada na Câmara diz respeito a venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Na proposta anterior, o relator propunha a liberação não só durante o Mundial, mas em jogos de outros campeonatos, apresentando assim uma alteração no Estatuto do Torcedor. Com a pressão de alguns deputados e de ministros, como o da Saúde, Alexandre Padilha, que chegou a se posicionar contrário à medida em uma audiência na Câmara, o relator voltou atrás e propõe apenas na Copa.
RESPONSABILIDADES
Também motivo de adiamento, foi o fato do governo não gostar da redação do artigo que o obriga a pagar pelos danos em caso de tumultos nos estádios durante os jogos. Atualmente, pelo Estatuto do Torcedor, o organizador dos eventos esportivos é que se responsabiliza pela segurança dos espectadores.
A última versão do relatório de Cândido atendia o desejo da Fifa de isentar-se completamente de tal responsabilidade. Vicente Cândido estabelecia que a União se responsabilizaria por “danos morais ou materiais” provocados por “atos de terrorismo, atos de guerra ou eventos correlatos ocorridos no Brasil”.
A amplitude do texto assustou o governo, que fez o relator recuar e manter a redação vinda do Executivo. Ele disse que, sem a mudança, a União poderia ser condenada a pagar prejuízos até por “casos fortuitos ou de força maior”.
MEIA-ENTRADA
Outra mudança que o relator fez de última hora se refere à meia-entrada. Ele retirou os idosos da chamada Categoria 4, que prevê pelo menos 300 mil ingressos com preços populares. Segundo Cândido, a alteração foi necessária para atender ao fato de que os idosos têm direito a meia entrada em qualquer evento, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso.
Com isso, na nova proposta, 50% dos 300 mil ingressos previstos na Categoria 4 ficam destinados aos estudantes e os outros 50% a indígenas, pessoas de baixa renda inscritas em programas governamentais e para a campanha do desarmamento, uma novidade do texto. Assim, os idosos terão meia entrada em qualquer categoria de ingressos.
CALENDÁRIO ESCOLAR 
A modificação do calendário escolar está entre as mudanças recentes do relatório. A ideia do parlamentar é que os alunos estejam de férias no período da Copa, entre 12 de junho e 12 de julho. Isso ajudaria, na opinião do relator, a desafogar o trânsito nas capitais e facilitaria a mobilidade urbana.
“Acatei projeto que tramitava na Câmara, do deputado Cléber Verde (PRB-MA), antes mesmo da Lei Geral, que propunha a adequação do calendário escolar. Isso pode, inclusive, evitar que sejam decretados feriados”, disse Cândido. Caso seja aprovada, a medida será compulsória e valerá para todos os colégios do país, públicos ou privados, respeitando a autonomia deles em decidir o início e término do ano letivo.
Por último, consta como novidade no relatório a criação de tipos penais para crimes como o marketing de emboscada. “O governo federal pediu pra que não houvesse a criação para além da Copa, apesar de a nossa legislação ser omissa”, afirmou Cândido.

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 16/12/2011, em Noticias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: