2ª Conferência da Juventude põe em debate as novas conquistas da juventude brasileira

Os delegados e as delegadas da 2ª Conferência Nacional de Juventude participaram na tarde de sábado (10) dos Grupos de Trabalhos (GTs). Os debates tiveram como referência o documento base sistematizado com as propostas aprovadas nas etapas estaduais. Ao todo, 21 grupos temáticos divididos em 5 eixos:
■ Direito ao desenvolvimento integral;
■ Direito ao território;
■ Direito à experimentação e qualidade de vida;
■ Direito à diversidade e à vida segura e direito à participação;
■ Fortalecimento institucional.


Outras mesas como Juventude e relações internacionais, realidade dos estudantes e trabalhadores do campo, reivindicações locais e regionais, questões de gênero em defesa da mulher e do grupo LGBT, luta contra AIDS, segurança entre outros temas que asseguram direitos da juventude.
O terceiro e penúltimo dia da 2ª Conferência Nacional de Juventude terminou com importantes conquistas para a juventude brasileira. Durante as plenárias de eixo, as propostas votadas nos GTs do dia anterior foram, novamente, à votação. Foram aprovadas, entre outras, propostas relativas à democratização no acesso e permanência no ensino superior e ensino técnico.
A aprovação do PNE, com a aprovação de uma meta de investimento público da educação em 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ainda esse ano é uma das reivindicações #OcupeBrasília, que desde a última terça-feira (6/12)  está mobilizados mais de 300 estudantes, muitos deles delegados na Conferência, acampados em frente ao Congresso Nacional para pressionar deputados e senadores. Está também na pauta de reivindicações do #OcupeBrasília a aprovação do Estatuto da Juventude e a regulamentação da meia-entrada para estudantes.
Hoje (12) é o último dia da Conferência que estudantes de mais de vinte estados  defenderam medidas que integrarão o Plurianual 2012 a 2015 e integram o Programa Autonomia e Emancipação da Juventude.
UBES DEFENDE PROGRAMAS DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO
O Ensino Técnico também foi tema de um Grupo de Trabalho. Como facilitadora, o grupo contou com a nova presidente da UBES, Manuela Braga, que tomou posse no último dia 8, no acampamento do #OcupeBrasília.
Para ela, o debate no GT de Ensino Técnico, do qual participou, mostra o momento que a juventude vive hoje, que é “de ampliar os direitos e o acesso. Ontem, nós aprovamos propostas de criação e ampliação de escolas técnicas, de fiscalização da implementação dessas políticas e de assistência”.
UBES NA DEFESA DA INCLUSÃO DIGITAL É PRIORIZADA NOS GTS DA EDUCAÇÃO
Nos Grupos de Trabalhos do tema Educação, voltados para as discussões do Ensino Fundamental e Médio, as propostas perpassaram pela inclusão digital nas zonas rurais do Brasil, em atenção às realidades de vari@s jovens que não têm acesso a internet. Ligados ao Eixo 1: “Direito ao desenvolvimento integral”, os GTs de Educação que ocorreram no sábado (10) também trataram de discussões sobre a análise das especificidades de cada região brasileira.
Entre as principais propostas citadas, os debates focaram na luta pela educação de qualidade para alunos e professores e também a participação de jovens e adolescentes nos mais diversos espaços de decisões da política pública de educação.
FONTE:Ubes Comunicação

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 16/12/2011, em Noticias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: