1ª Conferência Carioca de Juventude

Durante encontro, jovens debateram e votaram propostas para a 2ª Conferencia Estadual de Juventude
Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil e terminou no último domingo com o mais importante dos saldos: a unidade na diversidade. Jovens das mais variadas formações e representatividades da cidade do Rio de Janeiro puderam vivenciar durante dois dias um processo participativo que resultou na aprovação de 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.
 A Conferência começou no sábado (17/09), superando as expectativas, o que demonstrou a vontade de participação e mobilização dos jovens da cidade. A importância do encontro se traduziu na presença de autoridades do poder público municipal, estadual e federal, além de parlamentares e organizações como a União Nacional dos Estudantes.
 “Esse encontro da diversidade carioca foi também uma resposta para aqueles que dizem que a juventude de hoje não quer participar. Não só querem, como estão a cada dia mais interessadas e com capacidade de elaborar políticas públicas. A Conferência foi um momento histórico para nós e esperamos agora pressionar o poder público para que nossas propostas se efetivem. Vamos agora rumo às Conferências Estaduais e Municipais”, convocou o coordenador Municipal de Juventude do Rio, Igor Bruno.
O encontro do final de semana fez parte da primeira etapa de construção da 2ª Conferência Nacional de Juventude, marcada para ser realizada na capital Brasília de 9 a 12 de dezembro. Agora, a juventude carioca se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude,  que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.
Debates+Grupos de Discussão = Prioridades da juventude 
carioca.
No primeiro dia, ocorreram dois debates gerais que gravitaram em torno de dois temas centrais. A primeira mesa, “Conquistar direitos, desenvolver o Rio e o Brasil”, contou com as participações do diretor de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão; e a vice-presidente do Conselho Nacional de Juventude, Ângela Guimarães. Ambos fizeram exposições sobre a situação atual em que se encontra o Brasil hoje quando se fala de juventude em termos de números, anseios, políticas públicas, conquistas e atrasos.
 Já a segunda mesa, “O legado juvenil dos grandes eventos no Rio”, trouxe para a Conferência um dos assuntos mais falados nos últimos tempos e que ainda ganhará muitas páginas de jornais. Os jovens presentes puderam entender o que o governo tem pensado a respeito do protagonismo juvenil para a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 por meio das exposições do assessor especial do Ministério do Esporte, Danilo Moreira; e o secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Sérgio Tavares. Um dos temas levantados foi o programa de voluntariado, que envolverá milhares de jovens na realização dos dois grandes eventos, gerando emprego, formação e troca de experiências culturais.
 A Conferência Carioca de Juventude realizou ainda no seu primeiro dia três grupos de trabalho (GTs) com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito a experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito a diversidade e a vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito a participação.
Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades, que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, o direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.
Foto: Vitor Vogel
Fonte:UNE

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 06/12/2011, em Noticias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: