39º congresso da ubes: upes elegen nova presidente e 200 delegados

Durante encontro, maior base do movimento estudantil debateu educação e aprovou pauta unitária
Realizado na cidade de Carapicuíba (SP) no último final de semana, (19 e 20/11), o 16º Congresso da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), encontro da maior base do movimento estudantil secundarista do país, reuniu cerca de 600 jovens de todo o estado no Instituto Casa da Gente.
Simultaneamente no encontro, aconteceu a etapa estadual do 39º CONUBES, e 250 delegados foram escolhidos para representar os estudantes paulistas durante o congresso nacional da UBES, que será dias 1 a 4 de dezembro, em São Paulo.
Durante o encontro, os estudantes debateram importantes temas como educação, movimento estudantil, mulheres e meio ambiente. A estudante Nicoly Mendes foi eleita a nova presidente da UPES.

Congresso demonstrou maturidade da UPES

A abertura do congresso teve a participação de lideranças históricas do movimento estudantil, como o prefeito da cidade de Carapicuíba, Sergio Ribeiro (PT) e Alexandre Miranda, além de dirigentes da UESC (União dos Estudantes Secundaristas de Carapicuíba), UNE (União Nacional dos Estudantes) e representantes de várias regiões do Estado de São Paulo.
“A realização de um congresso como esse em Carapicuíba é manifestação da luta por direitos e expressão da democracia. Muitas das principais lideranças políticas do Brasil iniciaram suas carreiras no movimento estudantil”, comentou o prefeito.
O Presidente da União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), Alexandre “Cherno” da Silva, também participou e fez uma avaliação bastante positiva do encontro: “Foi muito importante do ponto de vista político, pois aprovamos uma pauta unitária para a próxima gestão, que tem como principio a defesa de uma escola pública de qualidade. Isso coloca a UPES num grau de maturidade maior para enfrentar os próximos dois anos”, explicou.
Para o próximo biênio, a nova presidente da UPES, ressaltou a importância de aumentar a atuação da UPES em todas as escolas do estado, inclusive as técnicas, para atingir o maior número de estudantes.

Militância que começa cedo

Com apenas 17 anos, Nicoly assume a UPES com uma bagagem admirável dentro do movimento estudantil. Seu primeiro contato com as lutas dos estudantes começou cedo, aos 12 anos, quando cursava a 7ª série do Ensino Fundamental. Nicoly, foi presidente do grêmio, liderou grandes movimentos na baixada santista pela a União Municipal dos Estudantes Secundaristas do Guarujá (UMESG) e no início deste ano, 2011, assumiu a presidência da UMES – Santos.
“É uma paixão que não dá para segurar. Eu conheci o ex-presidente da UPES, Arthur Herculano, e ele me convidou para fazer parte do movimento estudantil do Guarujá e com a participação intensa na luta pelo passe-livre dos estudantes de lá acabei me encontrando”, comenta a jovem.
Fazer parte do movimento estudantil toma boa parte do tempo de Nicoly, que não se importa em ficar o dia inteiro dentro das escolas mobilizando e lutando pelas conquistas dos estudantes, mas como boa caiçara, sempre que pode aproveita as horas vagas para ir à praia.

Iago Menezes de Souza

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 24/11/2011, em Eventos. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: