Enem é porta de entrada para universidades públicas e privadas no país em programas do governo federal
Agora que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) passou e as aulas estão acabando é hora de se preparar para as tão merecidas férias e festas de final de ano, entretanto, é bom ficar atento para não perder a divulgação das notas da prova realizada nos dias 22 e 23 de outubro e, principalmente, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade Para Todos (ProUni).
Ambos são programas do Governo federal voltados para a concessão de bolsas de estudos e vagas em diversas instituições de ensino superior do país, privadas, estaduais, federais e técnicas.
O Sisu é um sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, usado pelas instituições públicas de educação superior participantes para selecionar novos candidatos exclusivamente pela nota obtida no ENEM.
Já o ProUni, mais conhecido, tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas no país. As universidades que escolhem participar do programa recebem isenção de alguns de seus tributos como instituições privadas.
Para se inscrever em um dos programas é preciso acessar os portais sisu.mec.gov.br e prouniportal.mec.gov.br e verificar os pré-requisitos para participar. Também é possível se inscrever nos dois simultaneamente, entretanto se o candidato conseguir bolsa em algum dos dois, automaticamente deverá desistir da bolsa concorrida no outro programa. (ver regulamentos).
Somente em 2011, o Sisu ofereceu mais de 26.000 vagas em 754 cursos de 48 instituições de ensino superior, sendo 19 universidades federais, 4 universidades estaduais, 23 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica. E o Prouni desde sua criação já contemplou 800 mil vagas em instituições por todo o país e hoje mais de 174 mil pessoas já estão formadas.

Em agosto deste ano, uma conquista inédita marcou a luta dos estudantes de São Paulo pela democratização do ensino. Trata-se da aprovação da legalidade do Projeto de Lei 256/2011, votado pelos vereadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara Municipal de São Paulo.
O PL, desenvolvido pelo vereador Netinho de Paula (PCdoB), foi pensado para evitar a evasão escolar dos estudantes de baixa renda contemplados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e prevê o passe-livre nos ônibus da cidade de São Paulo para estes jovens. O projeto já foi encaminhado para a Comissão de Transportes e, se aprovado, o próximo passo será o deslocamento para a Comissão de Finanças. Depois, ao Plenário da Câmara e à sanção do Prefeito.
A campanha pelo passe-livre para os prounistas conta com um abaixo-assinado que, de acordo com as expectativas da UEE-SP, reunirá milhares de assinaturas para acentuar a mobilização no estado. Para participar do abaixo-assinado, basta acessar o site Petição Pública, preencher o formulário e automaticamente você terá aderido à campanha da UEE-SP em defesa da educação. Para ajudar ainda mais, o internauta pode também divulgar o abaixo-assinado para o seus contatos de e-mail. O próprio site Petição Pública lhe oferece essa opção.
A UEE-SP pretende ainda fazer uma grande blitz pelas universidades da capital para divulgar o projeto e buscar apoio de todos os estudantes, não apenas dos prounistas. “O ProUni e outras políticas de acesso à universidade são conquistas importantes, no entanto, é necessário nos atentarmos para a necessidade da assistência estudantil estar também vinculada ao acesso. Por isso, políticas voltadas para o passe livre contribuem para que o prounista possa começar e terminar o seu curso com mais tranquilidade”, diz o presidente da entidade, Alexandre Cherno.

Grêmio Estudantil W.S Nossa História e de Luta !
http://www.une.org.br/2011/11/prouni-e-sisu-concedem-bolsas-de-estudo-para-alunos-de-todo-o-brasil/

Sobre gremiows

Grêmio estudantil Wellington da Silva, Nome escolhido para grêmio desde sua fundação, é uma homenagem feita para o estudante Wellington da Silva que foi assassinado em um protesto !

Publicado em 07/11/2011, em Noticias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

1. Seja educado. Por respeito aos outros usuários use uma linguagem de fácil entendimento. Evite também usar palavras de baixo calão. Se você disser algo do tipo, ser desnecessariamente rude, inconveniente e inapropriado, seu comentário será apagado mesmo. 2. Limite-se ao assunto do post. O formulário de envio de comentários deve ser usado para o envio de comentários que de alguma forma se relacionam ao conteúdo do post o qual você está comentando, e não para recados pessoais ao site ou outra pessoa, empresa ou entidade. Se você quer dizer algo para a equipe do site, nos envie um e-mail para gremio.ws@gmail.com Também nos reservamos o direito de remover deliberadamente comentários que não sigam essa regra. Se você tem mais alguma dúvida, sugiro que visite o nossa seção Quem Somos e tente resolver ela lá, comentários com algum tipo de dúvida não serão publicados e correm o risco de não serem respondidos. 3. Comentários apenas com e-mails válidos. Em hipótese alguma ele será divulgado ou usado para envio de mensagens não desejadas, respeitando sua privacidade. 4. Use o bom e velho português. Comentários que forem carregados de vc, xau, ti adolu, e outras variações de internetês podem não ser publicados ou correm o risco de serem re- escritos, podendo assim mudar o formato do comentário original. Se você deseja ver o que realmente escreveu, não use internetês, use o português! 5. Muito cuidado com o que diz. É oportuno lembrar que esse espaço é destinado a comentários, críticas e opiniões construtivas para o Grêmio estudantil W.S . Todos os comentários que estejam fora dessa regra serão deletados. Os acessos são devidamente monitorados e qualquer usuário que fizer ofensas ou acusações sem provas estará sujeito a penas previstas em Lei. Se você concorda com todas as regras bom comentário !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: